Seções

DIÁLOGO Foi de diálogos descontraídos em mesas de bar que surgiu a ideia de criarmos um blog onde compartilharíamos nossas questões com mais pessoas, uma espécie de mesa de bar expandida, afetiva e, claro, fotográfica. O Diálogo, naturalmente, foi nossa primeira seção, antes mesmo de existir oficialmente. Nela, postamos textos que conduzirão reflexões e discussões. A proposta é levantar questões que acreditamos que merecem ser pensadas no campo fotográfico e promover um debate colaborativo entre autores e leitores.

AUTOGRAFIA O Autografia surgiu da nossa curiosidade pelo outro. Durante o Paraty em Foco de 2010, diante da movimentação de tantas pessoas, nos perguntávamos o que a fotografia significava para cada uma delas. Queríamos saber que fotografia nos unia, como afeto, prática, teoria, trabalho; ou que fronteiras existem dentro de um campo tão vasto. Começamos espontaneamente a fazer duas perguntinhas, para compor um vídeo: “O que você fotografa?” e “O que você gosta de fotografar?”. A partir das respostas e reflexões, resolvemos expandir a ação em uma seção. Assim, quem escreve o Autografia são sempre os convidados. A proposta é repetirmos sempre as mesmas duas perguntas, para, a partir das respostas, compreendermos melhor a fotografia que produzimos e refletirmos sobre a nossa relação com ela e seu processo de produção, como linguagem, como dispositivo, como fonte de renda ou filosofia de vida.

PLATAFORMA No dicionário, a palavra pla.ta.for.ma (substantivo feminino, derivado do francês plate-forme) possui mais de 20 significados – essa pluralidade nos interessa, acima de tudo. Alguns deles nos conduzem por conceitos de horizontalidade, embarque/desembarque, elevação, propostas, discursos, lançamento, flutuação. Plataforma é um espaço, uma base, de onde partem coisas, na qual chegam outras, por onde flutuam mais algumas. É um lugar plano em que se destacam ideias, pessoas e produtos. Esta nossa seção veio exatamente para servir como ambiente múltiplo, uma vitrine para os projetos que achamos interessantes, ampliando a nossa antiga seção Flickrweek. Aqui mostramos e falamos sobre trabalhos lançados na internet, por meio de portfólios digitais, blogs, tumblrs, instagrams, entre outros; além de livros, exposições, vídeos fotográficos, e tantas outras plataformas fotográficas que queremos partilhar. Colaborações e sugestões são sempre bem-vindas.

OLHANDO PRA SEMPRE Um dos textos-chave para a existência do 7 como projeto é o artigo Sentiu uma fotografia desviar seu caminho?, de Claudia Linhares Sanz. Em 2012, escrevemos sobre nossa relação com esse texto em um Desempacotando minha biblioteca, para o Dobras Visuais. Diariamente, olhamos para as inúmeras fotografias que nos rodeiam: imagens bonitas, feias, fortes, fracas, grandes, pequenas, umas convincentes, outras nem tanto, umas expressivas, outras nem tanto. Passamos por todas elas quase sempre distraídos. Mas existem aquelas que nos fisgam. Fotos que nos prendem, que nos levam para dentro ou que nos fazem ir além. Fotos diante das quais, muitas vezes, silenciamos e nos colocamos a sentir. Elas funcionam como poesias. “Porque essas imagens me fazem me sentir existindo, unicamente, especialmente, como se isso, esse sentimento, esse sublime não pudesse se repetir nunca. E é daí que percebo a força transformadora que a fotografia tem na minha vida. De alguma forma ela sempre vem nos momentos cruciais e desestabiliza, mexe, tira tudo do lugar, me tira do meu espaço e me faz repensar meus conceitos. E, quase sempre, me faz perceber o que de fato é importante”. E, por isso, olharíamos pra sempre cada fotografia que colocamos aqui nesta seção, como uma reflexão-convite a partilhar destas experiências conosco.

7PERGUNTA Esta é a nossa seção de entrevistas. A cada 7Pergunta, convidaremos um colaborador a falar sobre o próprio trabalho, temas que esteja pesquisando ou questões que contribuam para ampliarmos nossas perspectivas a respeito da fotografia. A proposta é levantar algumas questões norteadoras do debate, mas a última pergunta é sempre do convidado para ele mesmo.

7FOTOS Os primeiros 7Fotos foram ensaios produzidos pelo 7, em parceria com um fotógrafo convidado. Cada imagem era produzida individualmente com um tema comum. Após a realização de 6 ensaios, sentimos necessidade de rever o formato. O convidado lança o tema inicial para apenas uma de nós, que produzirá uma ou mais fotos. Esse resultado visual será lançado como tema para outra de nós, que não saberá qual o tema inicial e que produzirá uma ou mais fotos, baseada na(s) foto(s) que recebeu. Assim a corrente segue, passando por todas nós, até que a(s) última(s) fotografia(s) produzida(s) volta(m) como tema para o convidado, que produz sua(s) foto(s). Ao final, tudo o que produzimos forma o ensaio.

DIÁRIO DE BORDO Nesta seção partilharemos experiências vividas em encontros de fotografia. São coberturas jornalístico-afetivas de eventos como o Foto em Pauta, o Fest Foto Poa, o Paraty em Foco, o Fórum Latino-Americano de Fotografia, o Theória, o Encontro de Fotografia e Educação, o Pensamento e Reflexão, o Pequeno Encontro da Fotografia, o nosso Mesa7, entre outros. A proposta do Diário de Bordo é promover o intercâmbio das experiências vividas nesses espaços e, para isso, sempre contamos com a colaboração de muita gente bacana. Convidamos amigos (mas também aceitamos colaborações voluntárias daqueles) que estarão presentes e querem dividir um pedacinho da troca que esses contextos proporcionam, seja em palavras ou em imagens.

ESPECIAIS Aqui estão as postagens que fogem da nossa rotina, ou seja, aquelas que não são produzidas para as outras seções. Os Especiais são ações pontuais que promovemos em ocasiões específicas, como o 7Carnavais ou o 7Aniversário, além de convocatórias e divulgações de nossos outros projetos.

FLICKRWEEK Aqui estão arquivados as postagens da nossa antiga seção Flickrweek. Nela, colocamos nossos achados pelo Flickr, partilhamos o que descobrimos de trabalhos e projetos fotográficos bacanas e interessantes que nos chamaram a atenção nessa plataforma digital. São verdadeiros portfólios online que merecem ser explorados e divulgados. Esta é uma seção que não atualizamos mais. Limitar nossas descobertas para apenas o que descobrimos no Flickr se tornou insuficiente diante da quantidade de frentes com que entramos em contato. Resolvemos, então, expandir o conceito da seção e transformá-la no que hoje é a Plataforma. Assim, damos continuidade ao Flickrweek de forma ampliada por lá, mas preservamos todas as preciosidades que já mostramos por aqui.

Share Button