Olhando pra sempre

Podia ficar olhando pra sempre essa foto de Ted Soqui

[Baixe este post como um e-book]

Capa da Time e Foto de Ted Soqui

Em 2011, a revista Time elegeu como “Person of The Year” o Manifestante (The Protester, em inglês). Após eleger Mark Zuckerberg em 2010 – “por conectar mais de um bilhão de pessoas e mapear as relações sociais entre elas, criando um novo sistema de troca de informações e mudando a forma de vivermos nossas vidas”, justifica a Time – a revista agora se volta para um personagem um tanto impessoal, mas inegavelmente importante tanto no desenrolar desse novo processo de comunicação quanto no potencial de fazer história em um ano como o que vivemos.

2011 foi um ano de protestos no mundo todo, graças principalmente ao poder de mobilização das redes sociais, entre elas a plataforma criada por Zuckerberg. Apesar de se voltar principalmente sobre a Primavera Árabe na matéria, para ilustrar o manifestante, a Time usou a arte de Shepard Fairey em imagem tirada pelo fotógrafo Ted Soqui de uma manifestante chamada Sarah Mason, que participava do Occupy LA.

O uso de uma imagem tirada em um contexto totalmente diferente, ao invés de promover qualquer descredibilidade, acaba simplesmente reforçando o argumento de que o mundo está cada vez mais conectado e que a sede de questionamento e oposição às desigualdades tem nos unido numa rede efetivamente mundial. 2011 foi um ano muito importante. Que venha 2012!

Share Button

Comentários

  1. Só parei pra ver agora este post aqui…

    bom, eu tinha visto a capa da Time, mas não a foto original. Muito bom ver a origem da ilustração e ler esse pequeno comentário sobre a escolha tanto deste ano quanto de 2010 pela Time.

    Abraço, Joana! E feliz 2012 pra você e o pessoal do 7!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *