Plataforma

Revista Foto Grafía

[Baixe este post como um e-book]

A fotografia resgatou em mim o prazer de ler. Eu o havia perdido durante o tempo em que estive em crise quanto ao caminho profissional que deveria seguir… Mas a verdade é que tem sido uma dificuldade enorme encontrar tempo para me dedicar a isto atualmente, a vida contemporânea impõe limites cruéis, e entre o acordar e dormir falta-me tempo para cumprir com o dever e o prazer.

Tenho uma pilha enorme de livros de fotografia ao lado da cama, estão sempre ali, bem próximos, a espera de que eu possa folheá-los só um pouquinho… Algumas vezes leio e releio as 10 primeiras páginas várias vezes, pois entre a primeira lida e a próxima passa-se tanto tempo que tenho que reler tudo para poder lembrar.

Nessa agonia toda encontrei uma alternativa que tem se mostrado bastante eficiente: as Revistas de Fotografia digitais. O formato atual: prático, arrojado, dinâmico e altamente acessível propicia um mergulho gostoso no universo da fotografia, agora mais rápido e até urgente. E quando digo rápido me refiro tanto ao tempo que se despende para ler os artigos, textos e matérias (mais curtos), quanto ao tempo que leva para as informações serem disponibilizadas, já que a produção e o acesso através da internet agiliza e democratiza o processo em comparação ao livro ou mesmo às revistas impressas.

Tenho verdadeira paixão por esse formato, sempre adorei revistas, de todos os tipos! E as opções virtuais oferecem uma nova dinâmica, um novo método de leitura e apreciação de imagens que une as ferramentas que a web e os programas possibilitam e que muito me agradam também.

Revista Foto Grafía

Revista Foto Grafía – Edição #1

Revista Foto Grafía

Revista Foto Grafía – Edição #7

Para este #Plataforma escolhi trazer a Revista Foto Grafía, produção trimestral da Lapis Comunicação e Cultura, idealizada pelo editor Ricardo Gallarza (Coordenador e Professor de Fotografia nos cursos de Graduação e Pós-Graduação na UNIVALI, em Florianópolis), um periódico que une a produção teórica e prática sobre fotografia. Que traz uma boa variedade de seções e opções, artigos científicos, ensaios, leitura de portfólio, reportagens, indicações, discussões… É disponibilizada para download gratuitamente no site. Bons nomes da cena brasileira já circularam como convidados por lá: Simonetta Persichetti, Rosely Nakagawa, Evandro Teixeira, Kazuo Okubo, Ângela Magalhães, Nadja Peregrino, Iatã Cannabrava…

A Revista está em sua oitava edição, mas para quem conhece a publicação, ou para quem quiser baixa-la e conferir, é possível perceber o crescimento e amadurecimento do projeto desde a sua primeira edição em 2009. Outra coisa bem bacana é que eles têm como objetivo oferecer espaço para publicação de trabalhos autorais (ensaios e textos), as pessoas podem participar enviando seu próprio material para as diferentes seções ou dando dicas e sugestões.

Revista Foto Grafía

Revista Foto Grafía – Edição #8

Enfim, acho melhor não falar demais, o ideal é baixar a última edição, que está ainda bem quentinha, para conferir com os olhos atentos e ao seu tempo.

Share Button

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *