Plataforma

Histórias de Alice

[Baixe este post como um e-book]

Histórias de Alice

Histórias de Alice

Em junho de 2010, o casal de fotógrafos e educadores Inês Calixto e Franco Hoff largou a residência fixa em São Paulo, e decidiu que iria rodar pelo Brasil inteiro em sua Kombi: Alice. Há quase dois anos, a kombihome, como eles a chamam, é o lar desses artistas, que têm realizado oficinas de fotografia, cinema e literatura em inúmeras cidades e comunidades do País.

O projeto é o seguinte: nos lugares em que chegam, Inês e Franco fotografam histórias contadas por pessoas simples e investigam seu modo de ser e de viver, trabalhando a inserção cultural de comunidades do interior do Brasil e compondo uma coletânea de contos narrados pelos protagonistas e, assim, registrando seu modo de ser e fazer cultura. Além de promover atividades locais envolvendo fotografia.

Histórias de Alice

Histórias de Alice

 Histórias de Alice estimula um encontro inesperado com a arte visual para pessoas do Brasil inteiro e tem sido um processo enriquecedor de experimentações e vivências. Até fevereiro deste ano, foram 390 municípios em 21 estados brasileiros. Mais de 56 mil quilômetros rodados por Alice, que leva na bagagem oficinas de fotografia para mais de 450 crianças e 20 idosos, envolvimento de mais de 500 estudantes de escolas públicas, conversas com mais de 200 alunos de escolas particulares e uma exposição fotográfica.

No blog do projeto, podemos companhar, através de imagens e palavras, as aventuras e roubadas da dupla. No flickr, podemos ver fotografias lindas de uma experiência única. Depois de virarem notícia por todo Brasil, Inês e Franco já estão no caminho de volta para Sampa, após alguns probleminhas de saúde com Alice, que ficou um tempo em uma oficina em Goiânia e exigiu o investimento de um dinheirinho extra inesperado.

No final da viagem, o casal pretende publicar três livros: um de fotografias intitulado Brasis do meu Brasil; outro de histórias e contos, chamado Histórias de Alice; eodiário de viagem Retratista Viajante, que vai relatar a experiência dos dois. Eu não vejo a hora de tê-los prontinhos nas minhas mãos!

Histórias de Alice

Histórias de Alice

Share Button

Comentários

  1. Que legal! Sou Franco Hoff do Projeto Histórias de Alice. Obrigado pela matéria!
    Acabamos nossa viagem esta semana, foram 2 anos e mais de 60.000km!
    Assim que tivermos novidades sobre o lancamento dos livros entraremos em contato.
    Forte abraco
    Franco Hoff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *