Mesa7

OFICINAS GRATUITAS COMPLETAM PROGRAMAÇÃO DA MESA7

[Baixe este post como um e-book]

Erro99 | Divulgação

Erro99 | Divulgação

Em 2015, a formação continua sendo um dos pilares do Mesa7 que, nesta edição, traz ao Recife três oficinas com o objetivo de discutir o papel da fotografia na formação dos sujeitos e os processos criativos fotográficos. São eles os cursos “Processos para desenvolvimento de uma ideia”, com Eustáquio Neves, “Brincando com a Luz”, com Miguel Chikaoka, e “Tudo pode dar errado”, com o coletivo Erro99. As inscrições estão abertas até o dia 05 de dezembro e devem ser feitas através de formulário disponível (http://goo.gl/forms/TvIfo6Kx4T). Mais informações via e-mail mesa7@7fotografia.com.br.

Pela primeira vez no Recife, o 7 promove a oficina do coletivo Erro99. Formado por fotógrafos, produtores culturais, midiativistas e antropólogos visuais, o coletivo Erro99 atua em Minas Gerais desde 2013, com a proposta de criar e executar atividades paralelas em festivais de fotografia que proporcionassem mais inclusão e maior participação do público. Já passaram por festivais tradicionais do País como o Paraty em Foco, Foto em Pauta Tiradentes, além de terem colaborado com ocupações urbanas como Espaço Comum Luz Estrela e RESISTEIZIDORA. Em 2014 realizou o Festival Erro99, em Belo Horizonte. No Recife, além de participar de roda de conversa no sábado, 12 de dezembro, eles ministram a oficina Tudo pode dar errado, que busca estabelecer pontes entre a produção fotográfica autoral, audiovisual, internet, públicos e discursos diversos, com dinâmicas e processos criativos. A ideia de trazer o Erro99 parte de uma vivência nossa com eles no Paraty em Foco, em 2014. A fusão entre fotografia autoral com ativismo político, linguagem típica de shows de auditório do entretenimento em massa e da comunicação mainstream desperta uma surpresa no público e acaba incentivando uma atuação/reação diferente dos fotógrafos presentes. A ideia da oficina bem como da participação do Erro99 na roda de conversa é desconstruir os espaços tradicionais que a fotografia ocupa e envolver seus participantes em um processo de criação e intervenção por muitas mídias e linguagens.

Eustáquio Neves | Foto: Valéria Félix

Eustáquio Neves | Foto: Valéria Félix

Com Eustáquio Neves, o Mesa7 promoverá a oficina “Processos de Desenvolvimento de uma Ideia”. A proposta dessa oficina é trabalhar o processo criativo fotográfico imagem por imagem, através da experimentação, pesquisa, inquietação e necessidade de cada participante . Já com Miguel Chikaoka, é a vez da oficina Brincando com a Luz, que busca oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e experimentar a gênese do processo de formação da imagem através de fazeres e brincadeiras inspiradas na leitura transversal da natureza e significados da luz. São dois fotógrafos com passagens pelo Recife que sempre despertaram a sensibilidade e a curiosidade da fotografia local porque sempre tiverem processos criativos muito individuais, generosos, e por isso mesmo, políticos. Para nós, ter a oportunidade de trazê-los à cidade mais uma vez para dividir essa trajetória pessoal e profissional é uma oportunidade de formar novos fotógrafos e fazer com que a fotografia da cidade repense seu caminho.

Miguel Chikaoka | Foto: Paula Sampaio

Miguel Chikaoka | Foto: Paula Sampaio

As três oficinas acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife. Saiba mais sobre cada uma das oficinas abaixo.

Mesa7 2015 – Com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a 5ª edição da Mesa7 discute a arte, especificamente o papel da imagem, da fotografia e do artista no contexto contemporâneo do Brasil. Com o tema “Política do Sensível”, o evento reúne no Museu da Cidade do Recife o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, o professor e fotógrafo Miguel Chikaoka e o coletivo mineiro Erro99. O evento contará com roda de conversa com os três convidados mencionados, projeção fotográfica, queimão fotográfico, três oficinas de fotografia e leitura de portfólio coletiva.

Share Button

Comentários

    1. Por via das dúvidas, aí vai:
      Oficinas: (Formulário: http://goo.gl/forms/TvIfo6Kx4T)
      “Processos para desenvolvimento de uma ideia”, com Eustáquio Neves;
      “Brincando com a Luz”, com Miguel Chikaoka;
      “Tudo pode dar errado”, com o coletivo Erro99.
      Dias 10 e 11 de dezembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife, das 9h às 18h

    1. Oi Diego, O link é o mesmo para todas as oficinas:
      Oficinas: (Formulário: http://goo.gl/forms/TvIfo6Kx4T)
      “Processos para desenvolvimento de uma ideia”, com Eustáquio Neves;
      “Brincando com a Luz”, com Miguel Chikaoka;
      “Tudo pode dar errado”, com o coletivo Erro99.
      Dias 10 e 11 de dezembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife, das 9h às 18h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *