Mesa7

Mesa7 discute política e sensibilidade

[Baixe este post como um e-book]

mesa72015_cartazM

(UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015)

Tão difícil quanto perigoso, refletir sobre o que está em movimento é uma tarefa passível de erros e tráfegos por caminhos inseguros. Talvez por conta disso, pensar os tempos atuais sem a proteção do distanciamento histórico, só seja possível com o apego ao sentimento que parece conduzir toda a vida política do País: o medo. Como contrapartida ao clima de insegurança, o 7Fotografia promove a reflexão positiva sobre os relacionamentos entre arte e política, sujeito e sociedade, poder e sensibilidade, em busca das compreensões sobre os afetos que circulam a política.

Com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a 5ª edição da Mesa7 discute a arte, especificamente o papel da imagem, da fotografia e do artista no contexto contemporâneo do Brasil. Com o tema “Política do Sensível”, o evento reúne no Museu da Cidade do Recife o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, o professor e fotógrafo Miguel Chikaoka e o coletivo mineiro Erro99. Nosso objetivo é pensar a relação entre a política e a sensibilidade, o papel do sensível na nossa compreensão de mundo e a força política dessa compreensão, dessa articulação dos múltiplos afetos que nos orientam na nossa vida social. O evento contará com roda de conversa com os três convidados citados, projeção fotográfica, três oficinas de fotografia e leitura de portfólio coletiva.

Em tempos em que ruínas se mostram agudas num projeto político em decadência, a gente acredita que pensar o sujeito e encontrar um sentido político na sua sensibilidade pode ser um dos caminhos de uma espécie de salvação através da arte.

Todos os anos, é a projeção que inicia a discussão proposta na Mesa7 e em 2015,  abrimos a 4ª convocatória da projeção, desta vez com o tema “Política e Sensibilidade”.  Nosso objetivo é começar o processo de pesquisa para o evento, com as propostas visuais que os participantes nos enviam, traçando um panorama sobre como as pessoas têm pensado a fotografia no Brasil.

Nesta edição, a projeção conta com um prêmio especial para o 1º colocado do evento: em parceria com o ADI – Atelier de Impressão, a Art.Monta Design e a Casa da Rua, o 7Fotografia premia o vencedor da projeção com uma pocket-exposição individual com todas as despesas de montagem e divulgação pagas. A exposição, com concepção e curadoria do 7, impressão em fine art do ADI – Atelier de Impressão e montagem e expografia da Art.Monta, deverá acontecer na Casa da Rua (Casa Forte, Recife-PE) entre janeiro e março de 2016, conforme regulamento abaixo. A convocatória para seleção de trabalhos fotográficos, em vídeo e multimídia, segue aberta até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de novembro (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015). Confira abaixo o regulamento do concurso.

LEITURA DE PORTFOLIO – Também está aberta até 02 de dezembro  (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015), a chamada de trabalhos para realizar a segunda série de leituras de portfólio coletivas com o 7. Em 2015, a novidade é que a leitura de Portfólio coletiva contará com a presença de Miguel Chikaoka e Eustáquio Neves. A ideia é testar o formato coletivo que adotamos no ano passado desta vez aproveitando a presença de Chikaoka e Eustáquio que, além de serem uma inspiração importante para nós do 7, também influenciam muito da produção fotográfica no País. A leitura se realizará no sábado (12/12), a partir das 10h também no Museu da Cidade do Recife.

Os interessados deverão preencher até o dia 02 de dezembro (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015) a FICHA DE INSCRIÇÃO (http://goo.gl/forms/bPU4NxXgwa) com todos os dados solicitados. Podem ser enviados trabalhos (sem quantidade mínima ou máxima de fotografias) completos ou em processo de produção. Também serão aceitos textos e obras em outras linguagens que dialoguem com o projeto. Serão em média 4 selecionados para 40 minutos de conversa cada e construção coletiva de pensamentos, portanto cabe ao participante a avaliação de que material enviar e como melhor utilizar esse tempo. Clique aqui e confira o regulamento da chamada para leitura de portfólios.

O Mesa7 2015 é financiado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambucano (Fundarpe) e conta com os apoios do Museu da Cidade do Recife, ADI-Atelier de Impressão, Art.Monta Design e Casa da Rua.

SERVIÇO
Projeção Fotográfica da Mesa7 2015
Tema: Política e Sensibilidade
Inscrições para projeção fotográfica até 29 de novembro de 2015 (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015)
Inscrições para leitura de portfólio até 02 de dezembro de 2015 (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015)

Mesa 7 2015 – “Política do Sensível” com Eustáquio Neves, Miguel Chikaoka e Erro99
12 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife
17h às 21h

………………………………………………………………………………

REGULAMENTO DA PROJEÇÃO

Esta convocatória tem por objetivo selecionar até 10 trabalhos fotográficos para serem exibidos em Projeção durante a 5ª edição do Mesa7, 12 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. Os trabalhos apresentados serão analisados e selecionados pelo coletivo 7Fotografia.

1. Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, podendo ser contemplado com ambos.

2. Os trabalhos deverão dialogar com o tema “Política e Sensibilidade“. Serão aceitos trabalhos diversos que proponham leituras múltiplas sobre o tema proposto.

3. Poderão participar desta convocatória fotógrafos, coletivos e artistas brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil.

4. Serão aceitos trabalhos em fotografia, vídeo, projetos multimídia e/ou outras mesclas de linguagens.

5. Só serão aceitos trabalhos enviados em formato de vídeo entre 01 e 04 minutos de duração, incluindo som, música, créditos, legendas e qualquer outro elemento que faça parte da obra (não aceitaremos arquivos separados).

6. Os vídeos deverão ser salvos em formato MP4 ou MOV, com resolução/formato de tela mínimo de 1024 x 768 pixels.

7. O link do vídeo, no Youtube ou Vimeo, deverá ser enviado por e-mail. Caso seja necessário o uso de senha para acesso ao vídeo, a mesma deverá ser informada também no email de envio da inscrição. Eles devem estar disponíveis para download na resolução indicada.

8. Os inscritos deverão enviar também: 02 imagens do trabalho em JPG (300dpi, lado menor com pelo menos 1000pixels), biografia do autor e informações sobre o ensaio ou conjunto de fotos com justificativa temática.

As inscrições serão realizadas única e exclusivamente através do e-mail: mesa7@7fotografia.com.br, impreterivelmente até o dia 29 de novembro de 2015 (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015).

O ato de inscrição e envio de material consistirá automaticamente na concordância dos termos desta convocatória, o que implica a autorização do uso das imagens para divulgação em mídia impressa ou eletrônica, exclusivamente para divulgação do evento.

Ao se inscrever o candidato declara a plena autoria e responsabilidade pelas imagens enviadas, responsabilizando-se assim pela obra e por eventuais reivindicações de terceiros quanto aos direitos autorais e/ou uso de imagem.

PREMIAÇÃO

1. Dos trabalhos que forem enviados para a convocatória da projeção para o Mesa7 2015 01 (um) deles será selecionado e receberá como premiação uma pocket-exposição individual.

2. A exposição com o trabalho selecionado deverá ser realizada entre janeiro e março de 2016, no espaço Cultural Casa da Rua, em Recife, Pernambuco. Devendo esta ficar em cartaz por 01 mês.

3. O 7Fotografia, junto aos seus parceiros e apoiadores a Art.Monta Design, o ADI – Atelier de Impressão e a Casa da Rua, se compromete a cobrir as despesas de produção, curadoria, impressão das imagens, montagem e divulgação da exposição. A saber:

3.1. Produção geral da exposição no Recife;
3.2. Curadoria e seleção do material pelo 7Fotografia;
3.3. Impressão das imagens em Fine Art pelo ADI – Atelier de Impressão (cerca de 20 imagens no tamanho de 30X45cm, ajustável de acordo com o trabalho a ser exposto);
3.4. Expografia, montagem e desmontagem da exposição pela Art.Monta Design;
3.5. Assessoria e divulgação da exposição pelo 7Fotografia.
3.6. Abertura da exposição na Casa da Rua.

4. O 7Fotografia não se responsabilizará por custos que não estejam listados no item acima, a exemplo de: transporte e hospedagem do artista, caso este não resida no Recife; transporte das obras ao final da exposição; coquetel no dia da abertura;

5. Os casos omissos a este regulamento deverão ser analisados e sanados em comum acordo pelas partes envolvidas.

CRONOGRAMA
Inscrições
para projeção fotográfica: até 29 de novembro de 2015 (23h59m de Brasília) (UPDATE: Prorrogadas as inscrições até o dia 05 de dezembro de 2015)
Resultado: o resultado será divulgado no site e fanpage do 7Fotografia e os selecionados serão comunicados por e-mail.

Share Button

Comentários

  1. Gostaria de me inscrever para a oficina de Eustáquio Neves e não consigo encontrar o link para tal inscrição. Voces podem me orientar? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *