Mesa7

Mesa7 abre inscrições para oficinas em edição especial

[Baixe este post como um e-book]

 

Em 2014, o Mesa7 promove no Recife três eventos de formação voltados para a expansão e aprofundamento das discussões em torno do processo criativo no campo da fotografia. São eles os cursos “Fotografia e Literatura”, com Bella Valle, “O corpo no processo de criação da fotografia”, com Val Lima, e “Jornada Pessoal”, com Ana Lira, ex-integrante do 7Fotografia e artista em exposição na Bienal de São Paulo em 2014. Em edição especial, os cursos buscarão dialogar com o tema do evento deste ano, “Falha no Sistema”. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser feitas via email mesa7@7fotografia.com.br

arte Karina Freitas

arte Karina Freitas

A oficina “Fotografia e Literatura” de Bella Valle trará como mote a literatura marginal. Procurando explorar formas alternativas de publicações literárias para além do circuito industrial e comercial massivo, os alunos mergulharão em uma transposição de linguagens. “A tradução intersemiótica é a base para pensar uma produção imagética que explore a poética do verbo. Produziremos texto em fotografias. O desafio é contar as mesmas histórias em línguas diferentes”, afirma Bella. Serão cinco encontros, nas tardes de 24 a 28 de novembro, com aulas teóricas e práticas realizadas no Museu da Cidade do Recife. No fim, um produto coletivo sairá da oficina.

arte Karina Freitas

arte Karina Freitas

Já no curso “Jornada Pessoal“, Ana Lira se propõe a apresentar aos participantes uma discussão sobre fotografia como uma plataforma de expressão pessoal, espaço de articulação de ideias e construção de conhecimento pessoal e coletivo. “Por meio de um estudo de imagens e processos, os participantes são convidados a refletir como materializam, em suas próprias trajetórias, os conceitos e temas que os guiam no cotidiano”, acredita Ana Lira. A proposta será desenvolvida a partir da discussão de processos criativos, análise de referenciais, sensibilização do olhar, leitura de textos, exibição de audiovisuais, experimentação fotográfica, desenvolvimento de pesquisas e imersão no universo narrativo das imagens produzidas pelos participantes e as que eles escolherem de outros fotógrafos. A carga horária do curso é de 32h. Sendo 24h de atividades presenciais (oito encontros) e outras 8h de pesquisas e atividades a serem feitas pelos participantes em suas rotinas pessoais. Todos os selecionados precisam estar cientes deste compromisso com a realização das atividades paralelas, uma vez que elas são de fundamental importância para a dinâmica do curso. Para participar do curso, o interessado deve enviar uma carta de intenção e currículo para o e-mail mesa7@7fotografia.com.br. O curso inicia no dia 24 de novembro e segue até 17 de dezembro.

arte Karina Freitas

arte Karina Freitas

Em “O corpo no processo de criação da fotografia“, Val Lima questiona qual o lugar do corpo nesse cotidiano digital e como vivemos esse corpo nos nossos processos criativos e artísticos. A proposta da oficina é provocar uma experiência com a fotografia no próprio corpo, despertar os nossos sentidos para que estejamos inteiros durante o ato fotográfico. “Muito se fala sobre corpo e a supervalorização da visão nos dias de hoje. No entanto, parece que pouco vivemos a experiência de uma relação integral do olhar com esse corpo e seus múltiplos sentidos. No contexto digital, nossos corpos estão conectados, mas sem uma comunicação efetiva com o corpo do outro e, às vezes, com nosso próprio corpo. E não é difícil perceber que a materialidade do corpo está sendo tensionada com esses novos paradigmas”, acredita Val. A proposta tem como objetivo a descoberta de como estar inteiro nos processos de criação, vivenciando potências e fragilidades. “É um convite a individualidade de cada um, ao encontro com o outro e com o próprio tempo”, complementa. A oficina terá 6h de carga e acontece no dia 29 de novembro.

O público alvo de todas as oficinas promovidas pelo Mesa7 é formado por fotógrafos, artistas e demais interessados em fotografia e linguagens que dialoguem com a imagem. Cada oficina dispõe de 10 vagas. A nossa ideia é tornar as discussões e a reflexão fotografia acessível a qualquer um, mas aprofundar essa abordagem de forma a encontrar suas tensões, suas inovações. Lembrando que as inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e podem ser feitas através de envio de carta de intenção simples e currículo para o e-mail mesa7@7fotografia.com.br. As vagas são limitadas!

Serviço:
Oficina “Fotografia e Literatura”, com Bella Valle
24 a 28/11/14, das 14h às 18h, no Museu da Cidade do Recife
Gratuita

Oficina “Jornada Pessoal”, com Ana Lira
24 e 26 de novembro e 1, 3, 8, 10, 15 e 17 de dezembro das 19h às 22h, no Oi Kabum!
Gratuita

Oficina “O corpo no processo de criação da fotografia”, com Val Lima
Dia 29 de novembro, das 10h às 17h.
Gratuita

Informações e inscrições: mesa7@7fotografia.com.br

Sobre as oficineiras: 

Bella Valle é fotógrafa, pesquisadora e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, é atualmente doutoranda em Comunicação pela UFPE e professora efetiva de fotografia digital e iluminação do Departamento de Comunicação da UFPB. Ministrou o curso “Fotografia e Literatura” em São Paulo, em 2010, e no Recife, em 2011, o que rendeu a foto-instalação coletiva dos alunos “Quem se Lembra? Quem se Esquece?”, que ficou em cartaz na Casa Macane. Jornalista de formação, Bella foi repórter fotográfica do Jornal do Commercio, mas logo seguiu como fotógrafa frelancer e hoje leva a fotografia como exercício de liberdade, comunicação e afeto.

Val Lima é educadora artista e fotógrafa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, ECA/USP, desenvolve uma pesquisa sobre a fotografia no ensino e na aprendizagem da arte. Graduada em Letras pela UFPE, possui licenciaturas em Língua Portuguesa e Francesa. Está coordenadora de equipe do PIÁ, Programa de Iniciação Artística, no Centro Cultural da Juventude. É também coautora e produtora no coletivo 7Fotografia.

Ana Lira é fotógrafa, educadora e especialista em Teoria e Crítica de Cultura pela UFPE. É integrante do Direitos Urbanos, plataforma pública que discute políticas de organização do espaço urbano e direito à cidade, em Recife. Participou de diversos coletivos atuando nas áreas de crítica, curadoria e edição. Foi co-editora dos filmes colaborativos [projetotorresgêmeas] e Eleições: crise de representação e colaboradora no Brasil do projeto The State of L3 (http://www.stateofl3.com). Editou durante cinco anos a extinta revista de cultura Rabisco e participou de diversos projetos independentes online e impressos espalhados pelo país. Além disso, é articuladora do projeto Cidades Visuais, educadora da Escola Oi Kabum de Arte e Tecnologia e da Escola Engenho de Audiovisual e e assistente dos projetos Imagem.Experiência e Olhos y/e Miradas (Brasil-Espanha).

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *