Mesa7

Mesa7 2014, Falha no Sistema: Fotografia, Mídia e Poder.

[Baixe este post como um e-book]

arte: Karina Freitas

arte: Karina Freitas

Estruturado sobre o tema “Falha no Sistema: Fotografia, Mídia e Poder”, o debate da quarta edição do projeto Mesa7, organizado pelo 7Fotografia, com patrocínio do Funcultura/Governo do Estado, traz como convidados o fotógrafo Rafael Vilela, da Mídia Ninja, e a professora Lucia Santaella, da PUC-SP, com mediação do professor da UFPE José Afonso Jr.

A ideia é dialogar com o público sobre a construção visual contemporânea, a partir de atuações, ações e pessoas que encontraram ou criaram alternativas ao sistema, e, a partir dessas brechas, plantaram novos caminhos, desestabilizaram a ordem, subvertendo o ‘modus operandi’ da mídia tradicional. Aberto ao público, o evento começa às 18h, na próxima sexta-feira (21), no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, no Recife.

A primeira atividade da noite será o projeto Foto Escambo, coordenado pelo fotógrafo gaúcho Hans Georg, que traz o varal fotográfico mais notório do país pela primeira vez ao Recife. Em seguida, acontece o debate, onde serão colocados em pauta pelos palestrantes temas como a atuação da fotografia em acontecimentos como a Primavera Árabe, os movimentos Occupy, as manifestações de junho e o Movimento Ocupe Estelita, por exemplo, entre tantas outras que têm influenciado na produção e difusão de imagens por vias não institucionalizadas.

Quisemos trazer o contraponto entre as visões de Lucia Santaella – que estuda imagens a partir de um conceito de signo mais formal e acadêmico, numa perspectiva foucaltiana da capilaridade do poder – e o fotógrafo e ativista Rafael Vilela, da Mídia Ninja, que produz suas imagens nas ruas, de forma empírica, furando os bloqueios da Mídia tradicional.

Em 2014, o Mesa7 mantém uma proposta que ocorre desde a primeira edição: a projeção de trabalhos fotográficos e multimídia, que este ano dialogam com a temática proposta, são selecionados através de uma convocatória e exibidos no evento. A ideia é apresentar um panorama de como os artistas visuais e fotógrafos pensam as falhas como mote para uma construção criativa. Entre as novidades desta edição, além do Foto Escambo – que proporciona uma dinâmica de trocas de fotografias e estimula o colecionismo e a impressão de fotografias em papel – a programação envolve ainda três oficinas gratuitas de Ana Lira, Bella Valle e Val Lima, consecutivamente, e o lançamento do livro “Voto”, de Ana Lira, fruto do seu trabalho que está exposto na 31a Bienal de São Paulo. O livro será lançado no dia 06/12, mesma data em que acontecerão as leituras de portfólio desta edição.

Esperamos que este seja um Mesa7 mais denso, pois, além de termos muitas atividades, que farão com que o evento dure semanas, teremos pela primeira vez também um único grande tema guiando as ações. O debate, as projeções e os enfoques das oficinas convergem para isso. O Foto Escambo é uma forma alternativa de adquirir imagens, para além da ideia de compra e venda. O livro “Voto”, de Ana Lira, dialoga com essa subversão. Partimos da percepção do conceito de sistema como um todo organizado com a expectativa de um funcionamento específico para propor o eixo do Mesa7 que exponha as rupturas. Queremos descobrir, discutir e expor alternativas fotográficas que se contrapõem aos modelos vigentes. Estamos bastante instigadas para perceber como o público dialoga com a temática e encontra caminhos para a produção e para a reflexão. Para o 7 esse é um assunto super importante que mexe com a nossa visão sobre a fotografia e o seu papel transformador na sociedade.

CONVIDADOS 

Lucia Santaella é pesquisadora, graduada em Letras. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, desde 2002. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology  Institute. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, em 2009 e 2011, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Tem 37 livros publicados, dentre os quais seis em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 11 livros e tem cerca de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior.

Rafael Vilela,  fotógrafo, fundador do Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) e integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internacional de fotojornalismo. Foi premiado em quatro categorias no concurso Prix de La Photographie Paris e já teve ensaios publicados em espaços como a revista canadense Adbusters e a norte-americana Aperture Magazine. Documentou a crise dos Guarani-Kaiowá no centro-oeste, a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho, ambas em 2012, e registrou as manifestações de Junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foi o enviado especial do NINJA ao Egito para cobrir a deposição do presidente Mohamed Morsi. O Mídia NINJA é um dos cinco artistas selecionados para o de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP em 2014 e terá sua obra no acervo permanente do museu.

FOTOESCAMBO

O democrático projeto Foto Escambo, idealizado por Hans Georg, disponibiliza um mural de fotografias, disponíveis para trocas: de fotos, de trabalhos, de contatos. Hans defende que o projeto “promove o apreço pela imagem, exercita o desapego pela própria obra, desperta o colecionador, valoriza a cópia em papel e mistura indiscriminadamente diletantes e profissionais”. Durante o Mesa7, a partir das 18h, fotógrafos interessados em participar devem levar até três fotografias impressas (com pelo menos 20cm no menor lado) para serem trocadas no varal: uma foto por uma foto (não serão aceitas cópias de minilab). As fotos serão cadastradas com o organizador do Foto Escambo para que sejam numeradas e permaneçam anônimas durante a troca. A última etapa, que será realizada após o debate (por volta das 22h), é escolher no varal sua foto favorita e fazer a troca.

Serviço: Mesa7 2014

. Dia 21/11
18h/20h – Foto Escambo (Inscrições)
20h/21h30 – Bate papo com os convidados: Mídia Ninja (Rafael Vilela/ SP), Lúcia Santaella (SP) e José Afonso Jr. (PE).
21h30/22h – Projeção de fotografias
22h/00h – Foto Escambo (Troca de fotos)

Local: Museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, Largo das Cinco Pontas, s/n.

. Dia 06/12 (mais informações durante a abertura do evento)
Leitura de Portfólios e Lançamento do livro “Voto”, de Ana Lira

OFICINAS

Em 2014, o Mesa7 promove no Recife três eventos de formação voltados para a expansão e aprofundamento das discussões em torno do processo criativo no campo da fotografia. São eles os cursos “Fotografia e Literatura”, com Bella Valle, “O corpo no processo de criação da fotografia”, com Val Lima, e “Jornada Pessoal”, com Ana Lira. Em edição especial, os cursos buscarão dialogar com o tema do evento deste ano, “Falha no Sistema”.

. De 24 e 26/11 e 1, 3, 8, 10, 15 e 17/12 – Oficina Uma Jornada Pessoal, de Ana Lira
. De 24/11 a 28/11 – Oficina Fotografia e Literatura, de Bella Valle
. Dia 29/11 – Oficina O Corpo na Fotografia, de Val Lima

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser feitas via e-mail mesa7@7fotografia.com.br

Informações: www.7fotografia.com.br, mesa7@7fotografia.com.br

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *