Mesa7

Mesa 7 2015 – “Política do Sensível”, dia 12 de dezembro.

[Baixe este post como um e-book]

Tão difícil quanto perigoso, refletir sobre o que está em movimento é uma tarefa passível de erros e tráfegos por caminhos inseguros. Talvez por conta disso, pensar os tempos atuais sem a proteção do distanciamento histórico, só seja possível com o apego ao sentimento que parece conduzir toda a vida política do País: o medo. Como contrapartida ao clima de insegurança, o 7Fotografia promove a reflexão positiva sobre os relacionamentos entre arte e política, sujeito e sociedade, poder e sensibilidade, em busca das compreensões sobre os afetos que circulam a política.

Com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a 5ª edição da Mesa7 discute a arte, especificamente o papel da imagem, da fotografia e do artista no contexto contemporâneo do Brasil. Com o tema “Política do Sensível”, o evento reúne no Museu da Cidade do Recife o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, o professor e fotógrafo Miguel Chikaoka e o coletivo mineiro Erro99. Nosso objetivo é pensar a relação entre a política e a sensibilidade, o papel do sensível na nossa compreensão de mundo e a força política dessa compreensão, dessa articulação dos múltiplos afetos que nos orientam na nossa vida social. O evento contará com roda de conversa com os três convidados citados, projeção fotográfica, três oficinas de fotografia e leitura de portfólio coletiva.

Em tempos em que ruínas se mostram agudas num projeto político em decadência, a gente acredita que pensar o sujeito e encontrar um sentido político na sua sensibilidade pode ser um dos caminhos de uma espécie de salvação através da arte.

Todos os anos é a projeção que inicia a discussão proposta na Mesa7, e em 2015 abrimos o evento com a exibição da projeção do material selecionado em convocatória, com o tema “Política e Sensibilidade”.  Recebemos trabalhos de várias partes do Brasil e inclusive de outros países, as propostas visuais que os participantes nos enviaram nos ajudam a traçar um panorama sobre como as pessoas têm pensado a fotografia contemporânea.

Nesta edição, a projeção contou com um prêmio especial para o 1º colocado do evento, e temos o prazer e a alegria de anunciar que o trabalho escolhido foi o CromosomaX, do coletivo chileno Las Niñas. Em parceria com o ADI – Atelier de Impressão, a Art.Monta Design e a Casa da Rua, o 7Fotografia premiará o coletivo com uma pocket-exposição individual com todas as despesas de montagem e divulgação pagas. A exposição, com concepção e curadoria do 7, impressão em fine art do ADI – Atelier de Impressão e montagem e expografia da Art.Monta, acontecerá na Casa da Rua (Casa Forte, Recife-PE) entre janeiro e março de 2016.

A partir desta quinta-feira, dia 11 de dezembro, começam as oficinas com Miguel Chikaoka, Eustáquio Neves e o coletivo Mineiro Erro99. No dia 12 haverá ainda a leitura de portfólios e à noite o grande evento. O Forte das Cinco Pontas receberá o Mesa7 e convidados para uma noite animada que contará com exibição da projeção, roda de conversa e um leilão de fotografias irreverente, realizado pelo coletivo Erro99.

O Mesa7 2015 é financiado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambucano (Fundarpe) e conta com os apoios do Museu da Cidade do Recife, ADI-Atelier de Impressão, Art.Monta Design e Casa da Rua.

SERVIÇO
Mesa 7 2015 – “Política do Sensível” com Eustáquio Neves, Miguel Chikaoka e Erro99
Tema: Política e Sensibilidade
12 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife
17h às 21h

Share Button

Comentários

  1. Pingback: Cromosoma X |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *