Flickrweek

Paula Giolito

[Baixe este post como um e-book]

Ivan Sant'Anna | Paula Giolito

Ivan Sant’Anna | Paula Giolito

Uma das coisas mais emocionantes na fotografia é a relação entre fotógrafo e fotografado. Essa ligação que se estabelece entre as pessoas, conhecidas ou meras desconhecidas, que em um determinado momento se encontram e constroem algo juntas. Estabelecem um elo, um link.

Às vezes nasce uma forte sintonia que permite que o resultado deste instante (a fotografia) traduza aquele encontro momentâneo de almas. Tem imagens que falam sobre aqueles seres (o fotógrafo e o fotografado) de forma muito eloqüente, apenas olhando para a imagem vemos muito além das aparências… Sei que também entram aí a encenação e a representação, presenças constantes e inerentes, mas que, mesmo assim, refletem muito aqueles seres.

Percebo bastante isso nos retratos, fico olhando as imagens e deduzindo mil possibilidades sobre aquele momento (curto ou longo), aquele encontro, aquelas pessoas. E se já conheço o trabalho do fotógrafo isso se torna muito mais gostoso, pois já reconheço os traços de seu fazer e da sua autoria.

Maitê Proença | Paula Giolito

Maitê Proença | Paula Giolito

Quando vejo os retratos de Paula Giolito parece que estou vendo o seu jeitinho maroto bem na minha frente, como se eu fosse aquele fotografado. Me pego imaginando a cena: ela chegando com um olhar tímido e conquistador de menina-mulher, abrindo um sorriso largo e cativante e me convidando a dividir com ela aquele momento. Deve ser quase impossível negar.

Lógico que vale ver todo o Flickr de Paulinha, tem lindas fotografias, mas seu forte, sem dúvida, são os retratos. As imagens são a tradução de sua delicadeza, gentileza e amorosidade, os retratados se entregam a ela na exata medida com que ela se entrega a eles e a fotografia. E sem precisar de grandes cenários ou super efeitos de luz, com muita simplicidade e criatividade, ela consegue belíssimas imagens que captam as nuances desses seres e escreve, por cima, as suas próprias.

Willem Dafoe | Paula Giolito

Willem Dafoe | Paula Giolito

Share Button

Comentários

  1. Obrigada Ana por enviar noticias tão lindas da minha neta por adoção parabens a ela tenho certeza que será sempre um sucesso grande beijo

  2. Olhe para as fotos acima, com atenção. Repare os detalhes, o foco, as brincadeiras, a atenção do retratado à foto. De certa forma, você vai conhecer Paula Giolito, pessoa e fotógrafa que o texto de Maíra Gamarra descreve com muita propriedade.

  3. O mundo seria outro se todos os seres humanos tivesses essa percepção…Mas poucos de nós são agraciados com o dom de tornar as imagens que nos chegam aos olhos e à mente mais belas e plenas de significado…Paulinha tem esse dom…esse talento nato de mudar para melhor o mundo que passa por suas lentes e nos chega ao coração…Que belo trabalho menina! Obrigado por tornar o mundo em que vivo melhor…Siga em frente. Você ainda vai muito longe!

  4. Parabéns Paulinha, seu sucesso é resultado de muito trabalho , sei disso porque acompanho seu crescimento ao longo destes anos. Sucesso sempre!!!!!

  5. Sou fa de carteirinha…adoro o trabalho da Paulinha! Parabens sempre pelo olhar delicado e afiado…Vc percebe/capta a alma do momento.

  6. Fico orgulhosa (acredite se quiser…rsrs) mesmo sem ter tido a chance de te conhecer direito !
    Empatia deve ser isso……..Gostar da pessoa “de graça” ?! Captar o bom astral em alguns poucos contatos… Enfim !
    Em pensar que eu perdi a chance do convite para ser fotografada… Kkkk
    Parabéns, Paula ! Você merece muiiiiiiiiiiito sucesso !

  7. Temos em nossa sala uma baita de uma foto lindíssima de um Rio de vai secar por conta da construção de uma hidrelédrica na cidade de Anta-RJ. Agora eternizado pela lente da Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *