Flickrweek

Juliana Nakatani

[Baixe este post como um e-book]

Veias de Luz | Juliana Nakatani

Veias de Luz | Juliana Nakatani

Ju foi uma descoberta linda do mês passado e, muito provavelmente, será da vida toda. Nos conhecemos no Colóquio de Estética que aconteceu em Salvador e do qual eu e Joana já falamos um bocado em nossos últimos posts. Passamos a semana inteira frequentando o mesmo evento, mas apenas no último dia pudemos nos conhecer melhor. E foi um encontro lindo.

Juliana Nakatani é uma sansei vegetariana de Campina Grande que atualmente mora na Ilha de Itaparica. Entre uma adolescência em Berlim e a experiência de viver atualmente da construção do próprio barco – que um dia será sua casa móvel, ao lado de Daniel, seu marido francês -, Ju experimenta e produz imagens. Imagens vivas de alguém que vive intensamente.

Olhos de Yemanja | Juliana Nakatani

Olhos de Yemanja | Juliana Nakatani

No último dia do Colóquio eu fui sua acompanhante no lançamento de um catálogo da Marinha, em que algumas fotos suas estavam selecionadas, lá no Farol da Barra. E, ali mesmo, com vista para sua ilha-casa, conversamos muito e nos ligamos a ponto do meu coração apertar agora para falar dela. Tive a honra de conhecer uma pessoa incrível, com histórias incríveis, que eu pretendo continuar conhecendo em nossas contantes trocas de e-mails e, um dia, voltar a vê-la.

Mas o assunto aqui é o Flickr de Ju. As fotos e as séries falam por si só. Vale ficar horas navegando pelo site. Desde conhecer as fotos sub, que ela fez com a compacta subaquática simples do seu enteado Jérémy e que lhe renderam prêmios, até passear com ela pelos vários lugares que ela retrata com seu olhar peculiar. Eu, particularmente, adoro a série “Duas Luzes, Um Lugar”, em que um mesmo lugar é fotografado em situações diferentes, tornando-se praticamente outro. E estou ansiosa pela publicação dos trípticos lindos que recebi anexados em um e-mail ontem à noite e que contam das suas aventuras em viagens de ônibus desde Itaparica até Campina Grande (sim, Ju, o formato me parece muito bom e as narrativas também). Dá pra viajar junto.

Duas Luzes, Um Lugar | Juliana Nakatani

Duas Luzes, Um Lugar | Juliana Nakatani

Share Button

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *