Neste sábado (14), realizamos no Recife a 3ª edição da Mesa7, um espaço que agrega pensamento, afeto, reflexão e crítica de forma colaborativa como o próprio site do nosso coletivo. Em 2013, o evento marca um momento de transição importante para o nosso trabalho com o lançamento do site e da nova identidade visual.
Marcado para as 18h, no Centro Cultural dos Correios (CCC), no Recife Antigo, o encontro está pautado nas bordas e transposições percorridas por quem produz, pensa e consome a fotografia contemporânea. Para esse nosso primeiro diálogo ao vivo, recebemos o professor-fotógrafo Fernando Schmitt, que vem ao Recife com o workshop “A fotografia no limite da fotografia”, a ser ministrado amanhã (15), no auditório do Forte das Cinco Pontas, no Recife Antigo.
Confira a matéria de Olívia Mindêlo no Jornal do Commercio:
Elas eram seis, agora são cinco e se chamam sete. No coletivo 7Fotografia, o que importa não são bem os números, mas os propósitos e as diferenças que movem e unem esse grupo de jovens mulheres, fotógrafas pernambucanas, reflexivas por convicção. Hoje, depois de quase três anos de atividades, concentradas e irradiadas a partir do blog do coletivo, Pri Buhr, Joana Pires, Maíra Gamarra, Bella Valle e Val Lima dão mais um passo em direção ao amadurecimento da construção de um trabalho focado no pensamento crítico do fazer fotográfico. A busca é pelo alargamento das compreensões em torno da noção de fotografia. Mais simbólico, o “sete” do nome remete, na verdade, ao número da mesa que costumavam sentar no bar Central. E é o Mesa7, evento que acontece hoje, no Centro Cultural Correios, que chega para fechar um ano importante na atuação do coletivo.
Para elas, 2013 foi marcante, porque o 7Fotografia passou a expandir e aprofundar o trabalho de produção crítica e, ao mesmo tempo, a sair mais da internet, realizando workshops presenciais, por exemplo, como o que ocorre amanhã, durante
todo o dia, com o fotógrafo e professor gaúcho Fernando Schimitt. O ponto alto deste ano, contudo, é o lançamento do site do coletivo(www.7fotografia.com.br), desenvolvido com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura
(Funcultura). A página, aliás, puxa as atividades da iniciativa do fim de semana, no Centro Cultural Correios.
O site vem substituir e melhorar o blog, criado com o coletivo, em 2011, para ser a principal plataforma de confluência de ideias do grupo, que já conta com mais de 50 colaboradores de todo o Brasil. A proposta é manter as mesmas seções, num formato mais amigável e visualmente interessante. Temáticas, as seções se intercalam a cada semana e recebem nomes como Diálogo, Autografia, Plataforma, Olhando pra sempre, 7Pergunta, 7Fotos, Diário de bordo, entre outros. Em Olhando pra sempre, por exemplo, uma das integrantes ou um colaborador é convidado(a) a escrever um texto sobre uma imagem fotográfica que prenda os olhos e a alma, no seu ponto de vista. “Diariamente, olhamos para as inúmeras fotografias que nos rodeiam: imagens bonitas, feias, fortes, fracas, grandes, pequenas, umas convincentes, outras nem tanto, umas expressivas, outras nem tanto. Passamos por todas elas quase sempre distraídos. Mas existem aquelas que nos fisgam. Fotos que nos prendem, que nos levam para dentro ou que nos fazem ir além”, define o coletivo, a respeito da seção.
“A nossa ideia não é expor o nosso trabalho, mas o dos outros, nos colocando como ponto de diálogo”, explica Pri Buhr, que além de fazer parte do 7Fotografia, é fotógrafa, inquieta, cheia de ideias e atual gerente de Fotografia da Prefeitura do Recife. Apesar de o blog, e agora o site, vir sendo espaço para discussões sobre a criação alheia, existe uma seção interessante que traz fotos das meninas mais um convidado, num jogo de produção instigante. Hoje, por exemplo, serão apresentadas, durante o Mesa7, os seis trabalhos que inauguram essa seção, a 7Fotos, do site, sendo cinco assinados pelas fotógrafas do coletivo e um pelo também fotógrafo Beto Figueirôa. O colaborador foi convidado a pensar um tema. Então, escolheu morte e vida. A partir daí, ele tirou uma foto e repassou para Maíra Gamarra, que, como resposta, produziu a sua imagem e a apresentou para outra integrante do coletivo, e assim por diante. Elas só souberam do mote no final do “jogo” e ficaram impressionadas como o diálogo entre cada uma das imagens que produziram resultou numa sintonia.
NA MESA
Hoje, o evento gira em torno do lançamento do site do 7Fotografia e da exibição de obras de diferentes Estados, escolhidas a partir de uma seleção aberta realizada pelo grupo no blog. Os nomes dos 22 selecionados são: Alexandre Severo, Amanda Teixeira, Aryella Lira, Caio Paiva, Chico Ludermir, Coletivo Pandila Fotográfica, Daniela Pinheiro, Danilo Galvão, Enoá, Eric Gomes, Fernando Pires, Guga Pimentel, Juliana Nakatani, Karla Gonçalves,
Katyussa Veiga, Larissa Pinho Alves, Marcus Laranjeira, Marina Sobral, Melina Resende, Samy Sfoggia, Thaisa Figueiredo, Valda Nogueira e Wenderson Fernandes.
Exibindo as mais diversas linguagens em torno da noção de fotografia, os trabalhos foram divididos em três blocos, seguindo a curadoria feita pelo coletivo. As projeções intercalam outras atividades do evento, com início às 14h. Quem gosta ou vive da fotografia não deveria perder.
teste