Especial

Bate-papo com o fotógrafo Felipe Russo (SP) e o 7Fotografia

[Baixe este post como um e-book]

1511201_803538859674095_1852850001_n

O 7Fotografia está promovendo um bate-papo com o fotógrafo paulistano Felipe Russo, que acontecerá no próximo domingo, dia 30 de março, às 16h30, no Centro Cultural Correios Recife. Na conversa com as integrantes do coletivo o fotógrafo irá dividir o processo de construção de seus trabalhos mais recentes, assim como irá apresentar novos projetos, ainda em andamento. O encontro pretende promover um diálogo com o público e debater as inquietações e pesquisas por trás da produção do fotógrafo.

Felipe Russo vive e trabalha em São Paulo, cidade que tem sido seu objeto de pesquisa nos últimos anos, principalmente a região conhecida como Triângulo Central. Ele investiga a relação das pessoas com o espaço e os objetos construídos, especialmente nos grandes centros urbanos, numa reflexão super importante e pertinente que nos ajuda a observar de forma crítica o momento atual do processo de verticalização e urbanização das principais cidades do país.

“Desenvolvi um especial interesse pelos prédios comerciais dessa região, em especial aqueles erguidos entre as décadas de 50 e 60 quando um processo intenso de verticalização transformou completamente essa região. A cidade se convertia em metrópole, a capital do trabalho, e uma nova arquitetura propunha um novo jeito de ocupar esse espaço. Foi um período de grande transformação, o pensamento Moderno se materializava em concreto. No trabalho “10 anos, amanhã” olho para esses espaços hoje. Conjuntos comerciais um dia considerados como símbolos de status e progresso são hoje ociosos ou subutilizados. Vejo no destino dessas construções a materialização do fracasso de uma estrutura de pensamento que definiu os rumos da cidade e da forma de ocupa-la. Acho importante olhar para esses espaços e refletir sobre seu destino e quem sabe pensar sobre o que continuamos construindo.” (Felipe em entrevista ao Olhavê)

Recém formado na turma de 2013 do International Limited-Residency MFA in Photography, da Universidade de Hartford (EUA), o fotógrafo é também professor da Escola Panamericana de Arte e Design e do Madalena Centro de Estudos da Imagem. Seus trabalhos integram coleções públicas e privadas como a da Maison Europenne de La Photographie em Paris, uma das mais importante coleções do mundo. Ganhou importantes premiações e bolsas, participou de várias exposições coletivas no exterior, em países como Alemanha, EUA, França e Guatemala. No Brasil, também tem participado frequentemente de importantes exposições coletivas (Galeria Olido, Fauna Galeria, Mostra São Paulo de Fotografia). Para conhecer mais o seu trabalho, vale conferir o site: http://feliperusso.com/

Bate-papo com o fotógrafo Felipe Russo (SP)
Domingo, 30 de março, às 16h30
Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Contatos e informações: contato@7fotografia.com.br
Entrada Gratuita

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *