A fotografia se ensina? Essa é uma pergunta que me toma, quase que diariamente, no meu exercício de trabalho como professora de Educação para Leitura de Mídia, numa escola de ensino fundamental aqui no Recife. A pergunta não tem resposta pronta e vez ou outra preciso de apoio de colegas de trabalho, amigos e parceiros para refazê-la, repensá-la. Mas uma coisa nesse questionamento todo me surgiu como um caminho de apoio, de cumplicidade e de compreensão. A fotografia se aprende. Dia a dia. Vivendo fotografia, reconhecendo a fotografia na gente. E a gente aprende mais ainda ensinando, por mais clichê que isso possa parecer.
O Autografia dessa semana traz o depoimento de Marina Ester, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, fotógrafa.
O que você fotografa?
Fotografo o que me mantém em movimento, diretamente ou indiretamente.
Fotografo porque sinto que preciso, é urgente, involuntário (no bom sentido da palavra), uma necessidade.
O que você gosta de fotografar?
De um tempo para cá, aprendi que nós nascemos com vontade de nos expressar de alguma forma. A forma que encontrei de me expressar foi através da fotografia. Acho que a gente não escolhe o que gosta ou não de fotografar, a fotografia chega e acontece.
—
Marina Ester nasceu em Recife, em 1999. É estudante e amante da fotografia desde que ganhou sua primeira câmera, aos 3 anos de idade, de presente de seus pais. Em 2012, participou de aulas sobre educação e mídias e foi apresentada a uma nova forma de fotografar. A fotografia que vai muito além da câmera. Desde então a necessidade de fotografar só faz crescer.
Flickr: MarinaEster | Instagram: @starfishme
Muito orgulhosa!!!
Incrível a lucidez dela.
Parabéns Marina!!! MARAVILHA! sou sua fã!
oi
Que lindo! 😀