Autografia

Juliana Leitão

[Baixe este post como um e-book]

Nesta semana, publicamos o Autografia da  fotojornalista, pesquisadora e professora de fotografia Juliana Leitão. Boa leitura!

O que você fotografa? 

Depois que saí do jornal, oito anos fotografando direto, dei um tempo na fotografia prática. Passei a ir atrás de conceitos, autores, textos, debates sobre fotografia, isso é o que tem me estimulado ultimamente. Então hoje fotografo minha família, meus amigos, as vezes alguns trabalhos documentais que continuo fazendo sobre pesca artesanal, para não sair totalmente da vivência prática da profissão, além de freelas que aparecem eventualmente.

Juliana Leitão

Juliana Leitão

O que você gosta de fotografar?

A atividade de fotojornalismo nos leva a tantos lugares, tantas viagens a conhecer diferentes pessoas, que é possível ter uma visão panorâmica do que a fotografia oferece e o que nos estimula.  Então, posso dizer que gosto dos grandes eventos como a festa de rua do Carnaval, gosto também da cidade, da correria, de fazer imagens como se estivesse observando o mundo acontecer, as pessoas passando de lá para cá e gosto das luzes, das águas, das chuvas e de sombrinhas. Sombrinha é algo que por motivo algum detectável me encanta, tenho fotos de todos os tipos e cores, em Recife, em São Paulo, em Manari, no Carnaval, dia de chuva e de sol…

E tenho fotografado um certo tipo de imagens: são reflexos, dias nublados, sombrinhas e outros assuntos, nada específico ou possível de colocar em alguma categoria. Acho que uma certa melancolia me atrai. Luzes que teimam em invadir a imagem também me chamam a atenção flare, shafts of light, contraluz…

Juliana Leitão

Juliana Leitão

 —

Juliana Leitão, é fotógrafa e pesquisadora  da linha de pesquisa: Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos no programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – com o projeto: Fotojornalismo e questões contemporâneas (2012-2016). Membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade e coordenadora do Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo, Aeso Ensino Superior de Olinda. 

Share Button
Marcado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *