Autografia

Alexandre Belém

[Baixe este post como um e-book]

Na semana em que foram abertas as inscrições para o ciclo de palestras e workshops do Pensamento e Reflexão, trazemos um autografia com um dos curadores do evento, o fotógrafo Alexandre Belém.

Série Casa | Alexandre Belém

Série Casa | Alexandre Belém

O que você fotografa?

Eu fotografo tudo e de tudo. Minha origem é o fotojornalismo diário e nele, cresci. Sempre estava preparado para pular do desespero humano para alegria furtiva de um espetáculo (efêmero). No dia-a-dia de uma redação, a rotina “empastela” você num processo de produção que, reconheço e admiro, é formativo e importante.

Fui de uma geração que passou do filme (e métodos de transmissão rudimentares) para a captura digital e os bytes voando por conexões. Para mim, o saudosismo é um mera lembrança gostosa da memória.

Hoje, clico por diversão e fotografo das mais diversas formas possíveis: escrevo, edito, planejo, ensino, penso, executo. Porém, hoje, o meu processo de trabalho é baseado em duas premissas: prazer e afeto.

Série Verde | Alexandre Belém

Série Verde | Alexandre Belém

O que você gosta de fotografar?

Nunca tive preferência por isto ou aquilo: muito da minha ligação com o fotojornalismo. Hoje, depois de quase duas décadas como repórter-fotográfico, busco o clique como forma de relax e diversão. Neste ponto, o iPhone e o Instagram tem sido fundamentais para o meu fazer fotográfico. Na outra ponta, tenho brincado com a SX-70 e uma grande formato 4×5.

Mas, de fato, o que tem me dado prazer nos últimos anos é a fotografia que pratico de forma mais expandida. O Olhavê, o Sobre Imagens, o livro Olhavê Entrevista, o Madalena Centro de Estudos da Imagem.

Série Festa | Alexandre Belém

Série Festa | Alexandre Belém

Alexandre Belém é recifense e reside em São Paulo desde 2010. Jornalista, fotógrafo e editor de imagens, é o criador do blog Olhavê e editor do blog Sobre Imagens. Em 2012, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Digitais/Blogs com o Sobre Imagens. Curador do Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia, São Paulo (2012 e 2013) e do Ciclo de Ideias do Festival de Fotografia de Tiradentes (2011, 2012 e 2013). Belém é autor do livro Olhavê Entrevista (2012) e diretor do Madalena Centro de Estudos da Imagem, São Paulo.

Share Button

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *